domingo, 24 de maio de 2009

Os Barbudinhos recebem visitas francesas

Na passada sexta-feira, recebemos na nossa escola o Presidente da Câmara, uma vereadora e um vereador da Vila St. Germain en Clogés - França, comunidade geminada com a freguesia de Barbudo - Vila Verde.
Estas pessoas fizeram-se acompanhar pelo presidente da Junta da freguesia de Barbudo, o Sr. Álvaro e mais outros dois senhores que não sabemos bem quem são.
Foi uma visita agradável, porque eram pessoas muito simpáticas, até se quiseram sentar nos nossos lugares, a fazer de alunos...
Foi pena nós não entendermos tudo que eles diziam. No entanto, valeu pela visita.
A Carolina Beiramar tirou-lhes uma bela fotografia, vejam só.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Feliz Aniversário D. Ana

Os alunos e professores da EB1/JI de Barbudo desejam à D. Ana um bom dia de aniversário. Muitos beijinhos para a aniversariante.

Parabéns a você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida,

Hoje é dia de festa

Cantam as nossas almas

Para a D. Ana

Uma Salva de Palmas.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Como se forma a chuva?

Os Barbudinhos realizaram mais uma experiência. Desta vez puderam perceber como se forma a chuva. Ilustração da experiência - Paulo do 2.º Ano
Material:
- Cafeteira com água;
- Fogão;
- Prato;
- Gelo;

Procedimentos:
- colocar a água na cafeteira;
- aquecê-la;
- colocar o gelo no prato;
- colocar o prato com o gelo por cima da cafeteira durante alguns minutos;
Ilustração da experiência Beatriz do 1.º ano.
Conclusões:
" ...vimos a água da cafeteira a evaporar-se, parecia fumo. Depois essas gotinhas batiam no prato e dali a bocado voltavam a ser gotas de água."
" O vapor de água ao bater no prato muito frio do gelo também arrefecia e transformava-se em água outra vez."
Ilustração da experiência - Carolina Gonçalves do 1.º Ano
" ... por cima da cafeteira viamos vapor de água, era porque a água já estava muito quente e evaporava-se no ar..."
"As nuvens são frias como o prato do gelo, é por isso que passado algum tempo chove. As gotinhas não conseguem ficar lá muito tempo e voltam."

domingo, 10 de maio de 2009

Atletismo Indoor Fun Atlethic's


As turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos da EB1 de Barbudo foram ao pavilhão gimnodesportivo da E B 2 e 3 participar no V Encontro de Atletismo Indoor Fun Atletic's.
As actividades foram promovidas e orientadas por professores de Educação Física da EB2 e3.
Os alunos participaram e mostraram gostar deste tipo de actividades.

A Susana mostrou que é uma saltadora de corda profissional. Parabéns!

E até encontrámos os Esqueirinhos, que também lá estavam em grande forma, como sempre...

domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe




Para todas as Mães do mundo, um feliz dia!

EU QUERIA UNS SAPATOS
COM ASAS NOS SALTOS.
BATIA COM ELES NO CHÃO
TRÁS... TRÁS...
SUBIA AO CÉU
POR CIMA DO MAR,
NÃO PARA LÁ FICAR
MAS PARA ROUBAR
AO CÉU, QUE TEM TANTAS,
A ESTRELA MAIS LINDA
PARA DAR À MÃEZINHA!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CONCURSO "O MELHOR MAIO"


CONCURSO "O MELHOR MAIO"
PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VERDE

Os alunos da EB1/JI de Real - Barbudo elaboraram um Maio que representa o fenómeno natural do Ciclo da Água, a partir de materiais de desperdício.
Foi um trabalho que resultou da participação das 4 turmas da EB1 em articulação com o grupo de alunos do Jardim-de-infância.

Após ter sido feita em grande grupo a planificação desta actividade, “desenhou -se” um possível esquema deste projecto. Alunos e professores deram sugestões de ideias, identificaram materiais a usar, idealizaram procedimentos e planearam a concretização do Maio – Ciclo da Água.

Foi solicitado aos alunos que trouxessem de casa todo tipo de materiais de desperdício que achassem interessantes e adequados para a elaboração do projecto. Surgiram variadíssimos materiais, tais como esfregões, esponjas, rolhas de diversas cores, sacos do lixo, restos de tecidos, copos de iogurte, garrafas de plástico, etc.

Depois de se fazer uma selecção apropriada dos materiais, revestiu-se a esferovite da argola do Maio com sacos do lixo azuis. Com os mesmos sacos formou-se a ideia de água na parte inferior da argola. E a partir desta base de trabalho, o Maio foi passando por todas as turmas para ser elaborado.

Representou-se o mar com rolhas de garrafas de várias tonalidades, a fauna e a flora marítima, com lãs, plásticos e esponja, a partir do qual se dá o fenómeno da EVAPORAÇÃO.

A CONDENSAÇÃO é representada por nuvens feitas em esponja.

No cume da montanha, feita de papel de jornal, vemos a esferovite que representa a PRECIPITAÇÃO sob a forma de NEVE. Assim como podemos ver cair das nuvens já saturadas pequenas gotas de água - PRECIPITAÇÃO sob a forma de CHUVA – com pedacinhos de plástico transparentes.

Vemos também representada a terra e a vegetação, assim como uma pequena casa, onde foram usados plásticos, serapilheira, grãos de café, restos de esponja, tecidos, bocados de cartolinas.

Pensando bem, é possível reutilizar…é possível recriar…é possível sonhar…


Barbudo, 29 de Maio de 2009

Alunos da EB1/JI de Real - Barbudo